História e histórias dos Mello Garrido

A genealogia de uma família portuguesa em mellogarrido.pt

Notas


Resultados 1 até 23 de 23

     

 #   Notas   Ligado a 
1 Ainda não consegui saber com certeza se terá havido filhos deste casamento Família: Major José Cesário Peniz Parreira / D. Felicidade Augusta Perpétua de Mello Garrido (F6)
 
2 D. Felicidade casou por procuração passada ao seu irmão o Padre Eduardo Frederico de Mello. Não sei se terá sido um casamento arranjado por este seu irmão, ou se a ausência de D. Felicidade se deveu à dificuldade de ir de Mértola a Beja... Família: Capitão José Pedro da Lança Cordeiro / D. Felicidade Augusta Perpétua de Mello Garrido (F4)
 
3 Dada a data do baptismo, é natural que tenha nascido em Maio de 1785, mas o Assento de Baptismo não esclarece da Lança Cordeiro, Capitão José Pedro (I017)
 
4 Data do óbito calculada a partir da data de inumação de Mello, Cláudia (I005)
 
5 Data do óbito estimada a partir da data da inumação da Lança Cordeiro, Capitão José Pedro (I017)
 
6 Data do óbito estimada a partir da data da inumação de Mello Garrido, P.e Eduardo Frederico (I008)
 
7 Deve ter morrido criança. Ao que tudo indica, foi o terceiro filho e primeiro varão de Manuel Ignacio de Mello, de quem seria o sucessor natural caso lhe tivesse sobrevivido. de Mello, Jerónimo (I006)
 
8 Este é mais um caso curioso do surgimento e transmissão dos apelidos nos finais do séc. XVIII. Se o pai era Guerreiro Mestre e a mãe Figueiredo, ou Gomes de Figueiredo, porque é que o Capitão era Lança Cordeiro?
Só perante o Assento de Baptismo é que se percebe: Lança Cordeiro era o apelido de um dos padrinhos, que era padre em Setúbal e nem esteve presente no baptismo... 
da Lança Cordeiro, Capitão José Pedro (I017)
 
9 Faleceu em casa de sua irmã D. Carolina Augusta Vargas de Mello Garrido, na Rua do Touro, nº 9 (hoje nº 17) de Mello Garrido, D. Maria Henriqueta (I013)
 
10 Faleceu em sua casa na Rua Cega, hoje Rua D. Sancho II, no centro histórico de Mértola de Mello Garrido, D. Jerónima Manuela (I004)
 
11 Faleceu na sequência do parto da sua última filha, que também faleceu Navarro, D. Antónia Jacinta (I002)
 
12 Faleceu na sua casa da Rua do Touro, nº 9, correspondente hoje ao nº 17, casa onde vários dos Mello Garrido nasceram e viveram Vargas de Mello Garrido, D. Carolina Augusta (I014)
 
13 Fez testamento e deixou três filhos de Mello Garrido, Jacinto Ignacio I (I012)
 
14 Foi baptizado em casa, em estado de "extrema necessidade", pelo seu tio o Padre Eduardo Frederico de Mello. Morreu pouco depois e foi sepultado no mesmo dia Manuel (I020)
 
15 Foi baptizado pelo seu meio-irmão, o Padre Eduardo Frederico de Mello. Foi padrinho João José da Palma, do Monte dos Boisões, freguesia de S. Sebastião "da dos Carros", de Mértola, e tocou com a coroa de Nossa Senhora o Capitão José Pedro da Lança Cordeiro, seu cunhado (por ser casado com sua meia-irmã D. Felicidade Augusta Perpétua de Mello Garrido da Lança Cordeiro). de Mello, Dr. Fortunato Frederico (I015)
 
16 Foi baptizado por seu tio materno, o Beneficiado Jerónimo Francisco Navarro de Mello, Jerónimo (I006)
 
17 Foi Padrinho seu tio Manuel Afonso Zarco, "que tocou com procuração do R.do Joze da L.ca [Lança] Cordeiro P.r [Prior] da Igr.ª de S. Jullião de Settubal" da Lança Cordeiro, Capitão José Pedro (I017)
 
18 Morreu em sua casa, na Rua da Cadeia Velha, hoje Rua D. Sancho II, no centro histórico de Mértola. Não sei se a Rua Cega e a Rua da Cadeia Velha seriam dois troços do que é hoje a Rua D. Sancho II, ou se são duas designações para a mesma rua, em datas diferentes; se assim for, a casa pode ser a mesma onde faleceu a sua irmã D. Jerónima, em 1872 de Mello Garrido, D. Balbina Albana (I007)
 
19 Morreu na casa da Rua do Touro, nº 9 (hoje nº 17), que pertencia a sua irmã D. Carolina de Mello, Dr. Fortunato Frederico (I015)
 
20 O Assento de Baptismo, que está datado de 14 de Dezembro de 1825, diz que "nasceu a vinte e outto de Dezembro", o que é claramente um erro de simpatia pelo mês corrente. É muito provável que a data de nascimento seja 28 de Novembro de 1825 de Mello, Dr. Fortunato Frederico (I015)
 
21 O Assento de Óbito de Manuel Ignacio de Mello ainda não foi localizado. Fez testamento a 8/12/1828, mas em Março de 1832 ainda era vivo e pode ter morrido muito depois. Segundo informação escrita por seu neto Jacinto Inácio de Mello Garrido (II), as tias (D. Jerónima, D. Balbina e D. Felicidade) diziam que quando o pai morreu "era muito velhinho", o que pode querer significar qualquer coisa entre os 70 e os 100 anos de idade...
A 2/08/1851, contudo, já tinha morrido, porque no assento de óbito dessa data da sua 2ª mulher, D. Antónia Benedita de Vargas e Mello, ela é referida como sendo viúva 
de Mello, Manuel Ignacio (I001)
 
22 Segundo casamento do marido Família: Capitão António Guerreiro Mestre / Bárbara Josefa Gomes de Figueiredo (F5)
 
23 Também referida como Bárbara Gomes ou Bárbara Figueiredo Gomes de Figueiredo, Bárbara Josefa (I019)
 


Mensagem do webmaster

Procurámos sempre documentar todas as informações apresentadas. Se tiver alguma dúvida ou questão em relação a este site, por favor envie-nos um e-mail.